• Espaço de Arte Infantil Mellinho da Costa

Este espaço promove a experiência e o estimulo artístico a partir de atividades realizadas por crianças e adolescentes afim de despertar o gosto pela arte e a valorização do patrimônio histórico. Desde a sua criação em 2019 o EAMC tem como objetivo incentivar o gosto pela arte através de visitas guiadas com as escolas o que resulta em diversas exposições produzidas pelo alunos.

Para inaugurar esse espaço virtual contamos com o MARGENS – Grupos em processos de exclusão e suas formas de habitar Pelotas – nosso grande parceiro de histórias e aventuras na preservação das memórias de nossa comunidade e excepcionalmente neste mês de novembro em que comemoramos a semana da Consciência Negra, o MARGENS trouxe muita alegria e diversão através do módulo ” Além da Imaginação”

Bem-vindas crianças (e adultos também)!

Que tal conhecer um pouco mais sobre as aventuras de Carmen Tereza, Mel, Paçoca?

Estamos no Dia Nacional da Consciência Negra no Brasil e aqui vocês encontrarão duas histórias incríveis inspiradas em nossos projetos – o “Narrativas do Passo dos Negros” e o “Terra de Santo”.

Como sabemos, no Brasil a presença das comunidades negras muitas vezes é apresentada como algo apenas do passado,  sendo a continuidade de suas existências e lutas até o presente, constantemente, desconsideradas nas narrativas oficiais. Este passado glorioso, das charqueadas e casarões, muitas vezes não dá espaço para que outras histórias sejam contadas.

Assim, convidamos vocês a passear junto com a gente pela cidade de Pelotas com um outro olhar. Nós vamos caminhar pelo Passo dos Negros e acompanhar alguns dos trajedos das religiões de matrizes africanas que aqui existem junto as crianças que contam essas histórias. As narrativas e comunidades negras que aparecem nas nossas histórias são no plural, pois são muitas!

Colorimos, recortamos, colamos e pintamos de tudo! Até as sombras entraram na brincadeira! Tudo para criarmos os mais divertidos cenários e personagens para que vocês. Uma verdadeira festa sem fim! Para que a consciência negra não termine quando o sol se pôr!

Assista a história de Carmen Tereza em Histórias do Passo Dos Negros neste link:

Agora vamos acompanhar Mel e Paçoca em Uma Festa Muito Doce? Acesse pelo link:

Clique no link e acesse o Caderno de Histórias e Atividades Margens e acompanhar Carmen Tereza, Mel, Paçoca, Kali e as Nereidas e uma série de brincadeiras:

Visite também a exposição “Patrimônios Invisibilizados: Para Além dos Casarões, Quindins e Charqueadas” e o módulo “Além da Imaginação”!!!