• Homenagem a Pretos Velhos – Pelotas e os cultos de Matriz africana.

  • Voltar
 por 

Hoje apresentaremos uma série de videos especiais sobre a cultura e o patrimônio de Pelotas, finalizando as comemorações da Semana de Pelotas 2020.

A região de Pelotas possui o segundo maior número de casas de religiões de matrizes africanas do Brasil e a maior do Rio Grande do Sul. É muito comum andar pelas ruas da cidade a noite e ouvir o som dos tambores, ou encontrar oferendas feitas aos orixás e entidades em cruzamentos de ruas, quem nunca passou próximo a uma loja de artigos religiosos espalhadas por toda a cidade?

Por meio desta breve homenagem aos pretos velhos da Comunidade Beneficente Tradicional de Terreiro Caboclo Rompe Mato Ile Axé Xangô e Oxalá, buscamos homenagear toda a comunidade negra de Pelotas e as comunidades de terreiro. De forma a minimizar as perseguições, preconceitos e o racismo religioso. Também favorecer a garantia de direitos e lutas dos filhos de religião e das casas religiosas, mostrando que este é também um patrimônio local, que deve ser respeitado e valorizado.

Produção do Projeto Terra de Santo: Patrimonialização de terreiro em Pelotas – GEEUR/UFPEL

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *